O museu

A criação de um Museu dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foi um projeto idealizado e lançado a público pelo padre Luís Manuel Peixoto Fernandes a partir do seu primeiro mandato como presidente da direção da AHBVPL. O “sonho” foi sendo adiado por falta de meios para avançar de imediato, mas nunca esquecido.

Em 2013, a pedido do Padre Luís, o historiador José Abílio Coelho elaborou o projeto científico do Museu e, em 2015, o engenheiro Carlos Marinho fez o projeto arquitetónico para adaptação da antiga garagem do quartel para esse efeito.

As obras ficaram concluídas em agosto de 2016 e em pouco mais de duas semanas, uma equipa liderada pelo Dr. José Abílio Coelho (diretor do Museu), à qual, entre outras pessoas, deu grande contributo a técnica da autarquia Sofia Freitas, montou o Museu.

Nele foram utilizadas exclusivamente peças pertencentes à corporação da Póvoa de Lanhoso e a familiares de antigos bombeiros, que as doaram para ali ficarem expostas. Desde um fardamento de 1904 a medalhas como o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros, passando por escadas, batedores, botas, assobios ou veículos de tração animal e motor, há ali de tudo um pouco.

O Museu abre as portas a público mediante marcação prévia.

Galeria de Fotos

    Pretende visitar o museu dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso?

    Em 1904, fazendo-se sentir na vila da Póvoa de Lanhoso a falta de “um corpo de bombeiros”, regalia de que já dispunham vários outros concelhos do distrito de Braga, o benemérito António Ferreira Lopes decidiu dar-lhe vida.

    Bombeiros

    Contactos

    • +351 253 639 240

    • direcao@bvpovoadelanhoso.pt

    • Avenida da República
      Póvoa de Lanhoso

    Todos os direitos reservados © Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Póvoa de Lanhoso | Política de Privacidade